Conferência de Fabio Durão no IEB já disponível

FabioDurao2017-cópia

Fabio Akcelrud Durão, professor no Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e autor de vasta obra ensaística no domínio da teoria literária, da teoria crítica e do modernismo anglo-americano, fez no passado dia 18 de Janeiro de 2017 uma conferência no IEB, em co-organização com o Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, com o título “O que aconteceu com a teoria?” Na conferência, Fabio Durão abordou a “condição zombie” da Teoria hoje e a produtividade possível dessa sua condição. A conferência encontra-se já disponível na coleção do IEB no YouTube.

Conferência de Eduardo Sterzi no IEB já disponível

sterzi

Eduardo Sterzi, professor no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e autor de vasta obra ensaística no domínio dos estudos literários, fez no passado dia 28 de Junho de 2016 uma conferência no IEB, em co-organização com a Pós-Graduação em Literatura de Língua Portuguesa, com o título “Museus de tudo. João Cabral de Melo Neto e depois”. Na conferência, que se insere num projeto de pesquisa, Eduardo Sterzi abordou a forma como a poesia brasileira após João Cabral tematiza e interioriza a figura do museu (de tudo) e o museu como figura da crise. A conferência encontra-se já disponível na coleção do IEB no YouTube.

Está também disponível a entrevista que Eduardo Sterzi deu a Mariana Oliveira para o seu programa A Pretexto, da RUC.

Conferência de Veronica Stigger no IEB já disponível

veronica-stigger-1

Veronica Stigger, professora de História da Arte na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), coordenadora do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema, ficcionista singular e curadora de várias exposições, fez, a 28 de Junho de 2016, uma conferência no IEB, em articulação com o Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, intitulada “O útero do mundo. Clarice Lispector, a arte, a histeria”.

Nessa conferência a autora apresentou os critérios de uma exposição que, a partir de três conceitos extraídos da obra de Clarice Lispector, montou no Museu de Arte Moderna de São Paulo, com obras do acervo do museu. A exposição foi entretanto inaugurada. A conferência de Veronica Stigger está, a partir de agora, disponível na coleção do IEB no YouTube.

Está também disponível a entrevista que Mariana Oliveira fez a Veronica Stigger no programa A Pretexto, da RUC.

Alckmar Luiz dos Santos: entrevista

alckmarlsantos

Alckmar Luiz dos Santos é professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, e coordenador do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL, núcleo de pesquisa de excelência do CNPq, desde 2008). Graduado em engenharia eletrónica, pela UNICAMP, viria a realizar na mesma universidade o mestrado, já em Teoria e História Literária, doutorando-se em estudos literários por Paris VII, em 1993. Para lá de uma significativa produção ensaística, é também poeta e romancista. A título de exemplo, veja-se a obra eletrónica A derrubada do Sarrià, em torno do estádio de Sarrià, em Barcelona, onde a lendária seleção brasileira de 1982 perdeu por 3-2 para a Itália, uma obra que é em rigor uma meditação sobre a vida e a passagem do tempo.

Diego Giménez, bolseiro de pós-doc no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina, onde continua a pesquisa sobre o Livro do Desassossego iniciada no Projeto LdoD e leciona a disciplina de Teoria do Poema, entrevistou o autor, sobre o seu percurso, com especial atenção ao trabalho pioneiro do NUPILL na área das Humanidades Digitais no Brasil. A entrevista, que se encontra disponível na coleção do IEB no YouTube, é a primeira de uma série de entrevistas a realizar por Diego Giménez para este site.