Projeto em Curso: Gustavo Ramos de Souza

Gustavo

Gustavo Ramos de Souza, doutorando do Programa de Pós-graduação em Letras (Estudos Literários) da Universidade Estadual de Londrina, com um projeto de tese sobre “Materialidades do Cinema na Literatura”, encontra-se no presente semestre a desenvolver o seu estágio doutoral no Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura da Universidade de Coimbra. No próximo dia 10 de julho fará uma apresentação do seu projeto, na série “Projetos em Curso /Works in Progress”, das Materialidades da Literatura e do IEB, destinada à apresentação de projetos de investigação em curso, por parte de estudantes cujo percurso inclua um estágio em Portugal. Mais informação aqui.

“The Question of Semantics in Brazilian Concrete Poetry”, por Nathaniel M. Wolfson

Nathaniel_foto
No próximo dia 26 de Outubro, pelas 16:30 h, na sala do IEB, terá lugar uma palestra, por Nathaniel M. Wolfson, sobre a poesia concreta brasileira e a sua relação com o pensamento do teórico alemão Max Bense. Nathaniel M. Wolson ultima neste momento, na Universidade de Princeton, a sua tese de doutoramento sobre Versions of the Concrete: Brazilian Mid-Century Aesthetics (1945-1970). Sobre o tema, poderá ler-se um artigo do autor, “A Correspondência entre Haroldo de Campos e Max Bense: uma primeira leitura”, in Circuladô: Outros Códigos 3 (Aug 2015): 79-95. O cartaz, e mais informação sobre a sessão, podem ser consultados na Agenda deste site.

Esta sessão é uma atividade conjunta do IEB e do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, inaugurando uma área de atuação intitulada «Works in Progress / Trabalhos em Curso». A sessão terá como língua de trabalho o inglês.