“A língua no meio do caminho”: colóquio na FLUP

v2_20cartaz_20A20lc3adngua20no20meio20do20caminho

Terá lugar esta semana, nos dias 15 e 16, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o colóquio nº 3 da Rede de Professores de Literatura Brasileira em Portugal, com o título geral “A língua no meio do caminho”, com coordenação geral de Joana Matos Frias. Transcrevemos um excerto do programa do evento, cujo segundo dia será dedicado a João Guimarães Rosa:

Desde a sua formação em 2015, a Rede de Professores de Literatura Brasileira em Portugal tem procurado promover a colaboração entre os docentes da área, os seus estudantes e respetivas universidades (Univ. de Lisboa, Univ. Nova de Lisboa, Univ. de Coimbra, Univ. do Porto e Univ. do Minho), de modo a consolidar a afirmação dos estudos brasileiros na Universidade portuguesa. Um dos sinais mais evidentes deste esforço tem sido a organização de um Colóquio anual em cada uma das universidades implicadas, com uma específica incidência temática, visando a reflexão e o debate problematizador em torno de alguns dos pontos mais nucleares de abordagem do campo literário brasileiro. O primeiro Colóquio, sobre «O conceito de literatura brasileira», teve lugar em Outubro de 2016 na Univ. de Coimbra; o segundo, dedicado a discutir «O Modernismo como obstáculo», teve lugar na Biblioteca Nacional em Novembro de 2017 e os textos dele resultantes serão publicados num dossier da Luso-Brazilian Review coordenado pelos Profs. Doutores Abel Barros Baptista e Clara Rowland; o terceiro terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto nos próximos dias 15-16 de Novembro, e será consagrado ao problema da Língua.

Mais informações sobre o colóquio podem ser obtidas aqui.