O Movimento Modernista, telefone sem fio/telefone estragado

Sala do Instituto de Estudos Brasileiros/Universidade de Coimbra
17 e 18 de maio/2022
a partir de 12:30 (PT), 8:30 (BR)
Streaming ao vivo:

Proposição

“O Movimento Modernista”, conferência proferida por Mário de Andrade em 1942 e publicada em livro no mesmo ano (depois reunida em Aspectos da literatura brasileira), forma e informa o que se entende por “modernismo brasileiro”, constituindo mesmo a doxa da modernidade artística e literária do início do século XX no Brasil. É possível dizer que se trata de peça-chave da história, da historiografia, da mitologia e da mitografia do modernismo brasileiro. Além disso, o texto organiza um conjunto de critérios, já originalmente normativos, para a criação e avaliação de uma cultura nacional (com pretensão universalista). Sem que o texto seja explicitamente referido, seus argumentos principais estão sempre presentes tanto em manuais e em discursos normalizadores a respeito do modernismo brasileiro quanto em discursos críticos de reavaliação. Aliás, o texto inaugura a prática (apenas aparentemente paradoxal) da comemoração triunfalista do modernismo por meio de sua reavaliação crítica, o que pode ser observado agora em curso durante as celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna. O propósito desta performance é substituir esse jogo de cartas marcadas por um outro jogo. Um que faça com que o texto continue sendo repetido, mas agora com ruídos e deturpações. A ideia é instaurar artificialmente uma situação na qual o texto circule à deriva, em contraposição à sua normalização parafrástica. Inspirando-se em um dos Jogos de arte de Regina Silveira da década de 1970 (mais precisamente a ação Jogo do segredo – alterações em definições de arte, realizada em 1977 no MAC/USP), propõe-se um jogo de telefone sem fio com o texto integral da conferência de Mário.

Especificamente, propõe-se dispor quatro participantes (todos falantes nativos de português europeu e de preferência com pouca familiaridade com português brasileiro) na sala do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de Coimbra. O primeiro deles ouvirá trechos do texto de Mário oralizados por um integrante do Grupo de Estudos da Deriva remotamente do Brasil e sussurrará para o participante seguinte o que ouviu, e assim sucessivamente até o último integrante do círculo. Este reportará o texto ouvido para outro membro do Grupo no Brasil, responsável por transcrever o texto resultante, que depois será publicado, em edição limitada, sob autoria do Grupo de Estudos da Deriva. Prevê-se, no futuro, a replicação da ação com participantes de outros contextos sociais e linguísticos para a produção de outras versões deturpadas do texto.

Concepção e realização

Maria Inês Pichel
Mariana Rodrigues

O NMOVMEITO NDASTRMEIO