Conferências

Esta página funciona como arquivo das principais conferências organizadas pelo IEB, desde o ano letivo de 2014-2015.

This page works as an archive for the lectures held by the IEB since the academic year of 2014-2015.


 

Conf. MG

Data da conferência: 21 de Fevereiro de 2017

Mariagrazia Russo é professora associada na Università della Tuscia di Viterbo (língua e tradução portuguesa e brasileira, literaturas e culturas dos países de língua portuguesa), ensinando também na Libera Università Internazione S. Pio V (língua e tradução portuguesa e brasileira) e na Libera Università Maria SS. Assunta di Roma (filologia românica). As suas pesquisas arquivísticas (em torno de João de Barros, Diogo do Couto, a Inquisição portuguesa, a Embaixada de D. João V à China na primeira metade de Setecentos, a documentação jesuítica) estão reunidas em monografias e numerosos ensaios publicados em Itália e no estrangeiro. É tradutora, do português, dirige duas coleções editoriais e organizou colóquios e seminários nacionais e internacionais de temática lusitana.


 


CartazEstBras-FerreiraGullar
Data da conferência: 23 de março de 2017

Anelito de Oliveira é professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Estudos Literários da Unimontes (MG). Doutor em Literatura Brasileira pela Usp e Mestre em Literatura Brasileira pela UFMG. Editor do Suplemento Literário de Minas Gerais no período de 1999 a 2003, editor da Revista Orobó no período 1997 a 1999, fundador e editor da Orobó Edições e Diretor Executivo da Inmensa Editorial. Organizou O defunto e a escrita: Machado de Assis segundo Brás Cubas (1999) e Fenda: 16 poetas vivos (2001). Publicou A aurora das dobras: introdução ao barroco poético de Affonso Ávila (ensaio, 2013), além de vários volumes de poesia.

Design gráfico: Ana Sabino


CartazEstBras-CarlosKessel

Data da conferência: 14 de março de 2017

Carlos Kessel é historiador e diplomata de carreira. Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestrado e doutoramento em História Social pela mesma instituição. É autor dos livros Arquitetura Neocolonial no Brasil: entre o pastiche e a modernidadeTesouros do Morro do CasteloA vitrine e o espelho: o Rio de Janeiro de Carlos Sampaio; e Um balcão na Capital: Memórias do comércio na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente chefia o Setor Cultural e Educacional da Embaixada do Brasil em Portugal.


CartazEstBras-Amazonas

Data da conferência: 21 de Fevereiro de 2017

Rita Barbosa de Oliveira é Doutora em Letras – Estudos Literários pela PUC-RIO; Professora do Departamento de Língua e Literatura de Língua Portuguesa e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Coordenadora do Projeto PLI-PORTUGAL, entre a UFAM e a UC e Coordenadora do Projeto Literatura no Amazonas: 1954-2010, financiado pelo CNPq.

Design gráfico: Ana Sabino


75_MatLit_Cartaz_FabioDurao_18Jan2017_web

Data da conferência: 18 de Janeiro de 2017

Fabio Durão é professor Livre-Docente do Departamento de Teoria Literária da Unicamp. É licenciado em Português/Inglês pela UFRJ, e obteve o mestrado em Teoria Literária pela UNICAMP. Doutorou-se na Duke University, onde estudou com Frank Lentricchia e Fredric Jameson. É autor dos livros Fragmentos Reunidos (Nankin, 2015), Modernism and Coherence (Peter Lang, 2008) e Teoria (literária) americana (Autores Associados, 2011); coeditou, entre outros, Modernism Group Dynamics: The Politics and Poetics of Friendship (Cambridge Scholars Publishing, 2008); e organizou Culture Industry Today (Cambridge Scholars Publishing, 2010). Editor Associado da revista Alea, publicou diversos artigos no Brasil e no exterior, em periódicos como CritiqueCultural CritiqueLuso-Brazilian ReviewParallaxThe Brooklyn Rail e Wasafiri. Os seus interesses de pesquisa incluem a Escola de Frankfurt, o modernismo de língua inglesa e a teoria crítica brasileira. De 2014 a 2016 foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Atualmente é membro do Comitê de Assessoramento (CA) da área de Letras do CNPq.

Design gráfico: Tiago Santos


 

72_MatLit_Cartaz_StephenWilson_17Nov2016_web (2)

Data da conferência: 17 de Novembro de 2016

Stephen Wilson é doutorado pelo Trinity College Dublin com uma tese sobre Ezra Pound (Writing and Reading History: A Study of Ezra Pound’s Malatesta, Jefferson and Adams Cantos). Professor do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é especialista em teoria da literatura, estudos americanos e estudos anglo-irlandeses. Entre os seus ensaios destacam-se os que dedicou à cultura popular norte-americana, a Gore Vidal (por exemplo, «The Inside Man», Dublin Review of Books, 2012) e a Ezra Pound (por exemplo, «The Modernist Volcano» Dublin Review of Books, 2012). Foi um dos organizadores da 25th Ezra Pound International Conference, realizada no Trinity College Dublin, em julho de 2013. Bob Dylan tem sido um dos autores estudados nos programas das suas disciplinas sobre a cultura de massas anglo-americana.

Design gráfico: Tiago Santos


Angelo Brigato Esther_Universidade_Setembro_2016

 

Data da conferência: 30 de Setembro de 2016

Angelo Brigato Esther é pesquisador e Professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora, no Departamento de ciências administrativas, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFJF), tendo realizado pós-doutorados no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra (Portugal), e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).


 

CartazEstBras-EduardoSterzi

Data da conferência: 28 de Junho de 2016

Eduardo Sterzi é professor de Teoria Literária no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. É autor de Prosa (poesia, 2001), Por que ler Dante (ensaio, 2008), A prova dos nove (ensaio, 2008), Aleijão (poesia, 2009), Cavalo sopa martelo (teatro, 2011) e Maus poemas (2016), além de ter organizado o livro Do céu do futuro: cinco ensaios sobre Augusto de Campos (2006). Em 2015, foi um dos curadores, com Veronica Stigger, da exposição Variações do corpo selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo, no SESC Ipiranga.

Design gráfico: Ana Sabino


67_MatLit_Cartaz_VeronicaStigger_28Jun2016

Data da conferência: 28 de Junho de 2016

Veronica Stigger é professora de História da Arte na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e coordena o curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema. Como ficcionista, é autora dos livros O trágico e outras comédias (2003), Gran Cabaret Demenzial (2007), Os anões (2010), Massamorda (2011), Delírio de Damasco (2012), Minha novela (2013), Opisanie swiata (2013), Sul (2013, edição argentina; edição brasileira atualmente no prelo) e Nenhum nome é verdade (2016). Foi curadora das exposições Maria Martins: metamorfoses (MAM-SP, São Paulo, 2013) e, com Eduardo Sterzi, Variações do corpo selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo (SESC Ipiranga, São Paulo, 2015).

Conferência integrada nas atividades do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura

Design gráfico: Tiago Santos


2016-05-05-Joshua-Cartazes

Data da conferência: 3 de Junho de 2016

Joshua Alma Enslen é professor associado de Português na Academia Militar dos Estados Unidos em West Point. Doutorou-se em Línguas Românicas pela Universidade da Georgia em 2008. Tem publicado diversos artigos sobre a relação entre a literatura e a diplomacia no Brasil. Orientado pelo Professor Manuel Portela, desenvolveu no ano letivo de 2015-2016 um projeto de pós-doutoramento no Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura que pretendeu mapear digitalmente a imensa influência do poema brasileiro “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias.

Conferência integrada nas atividades do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura

Design gráfico: Tiago Santos



IEB_Conferencia_Paulo Franchetti_2016

Data da conferência: 19 de Maio de 2016

Paulo Franchetti é Professor colaborador titular de Teoria da Literatura na Unicamp, autor de vários estudos sobre cultura e literatura brasileira e portuguesa dos séculos XIX e XX. Publicou, entre outros livros, no Brasil, Alguns Aspectos da Teoria da Poesia ConcretaHaikai: Antologia e História NostalgiaExílio e Melancolia: Leituras de Camilo Pessanha. Em Portugal, uma edição crítica da Clepsydra, de Camilo Pessanha, e a antologia As aves que aqui gorjeiam: a poesia do Romantismo ao Simbolismo.

Conferência integrada nas atividades do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura

Design gráfico: Tiago Santos



CartazEstBras-NelmaMedeiros17h

Data da conferência: 26 de Fevereiro de 2016

Nelma Medeiros é professora adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É bacharel e mestre em História, tendo-se dedicado, na sequência, tanto a estudos em filosofia, concluindo o doutorado com uma tese sobre a filosofia de Bento de Espinosa, quanto à formação em psicanálise, que prossegue na instituição NovaMente, no Rio de Janeiro. À data da sua conferência no IEB realizava um estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob orientação de Alcir Pécora, tendo como objeto de estudo a obra poética e em prosa de Hilda Hilst.

A conferência, a primeira a ter lugar no IEB após as obras de recuperação da sala, integrou as atividades do Mestrado e Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa.

Design gráfico: Ana Sabino


IEB_Conferencia de Joshua Enslen sobre Joao Cabral

Data da conferência: 19 de Novembro de 2015

Joshua Alma Enslen é professor associado de Português na Academia Militar dos Estados Unidos em West Point. Doutorou-se em Línguas Românicas pela Universidade da Georgia em 2008. Tem publicado diversos artigos sobre a relação entre a literatura e a diplomacia no Brasil. Orientado pelo Professor Manuel Portela, atualmente desenvolve um projeto de pós-doutoramento no Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura que pretende mapear digitalmente a imensa influência do poema brasileiro “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias.

A conferência integrou as atividades do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura.

Design gráfico: Ana Sabino


CartazEstBras-CeliaPedrosa

Data da conferência: 21 de Outubro de 2015

Célia Pedrosa é Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisas sobre Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea, Poéticas dos Séculos XIX, XX e XXI e Literatura Comparada. Desde 2000 coordena um grupo de pesquisa sobre poesia contemporânea, especialmente brasileira, portuguesa e latino-americana, com ênfase nas relações entre subjetividade e visualidade. Publicou os livros Antonio Candido: a palavra empenhada (1994) e Ensaios sobre poesia e contemporaneidade (2011), além de ter organizado várias coletâneas de ensaios sobre poesia: Mais poesia hoje (2000); Poesia e contemporaneidade. Leituras do presente (2001) e Poéticas do olhar e outras leituras de poesia (2006), com Maria Lucia Camargo; e Subjetividades em devir. Estudos de poesia moderna e contemporânea (2008), com Ida Alves. Também tem colaborado em várias publicações coletivas e revistas nacionais e internacionais.

A conferência integrou as atividades do Curso de Português (1º ciclo).

Design gráfico: Ana Sabino


AEB_Sessao dupla_15abril

Data da dupla conferência: 15 de Abril de 2015

Solange Fiuza Yokozawa é professora associada da Universidade Federal de Goiás (2002). Doutorou-se em Letras (Literatura Brasileira) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Desenvolveu estágio pós-doutoral sobre Cesário Verde e João Cabral na Universidade do Porto (março-agosto/2015), Portugal, sob supervisão de Arnaldo Saraiva e financiamento do CNPq, e na Universidade Federal Fluminense (setembro/2015-março/2016), sob supervisão de Ida Alves. Entre várias outras publicações, é autora do livro A Memória Lírica de Mario Quintana (2006) e coorganizadora dos livros O Legado Moderno e a (Dis)solução Contemporânea (2011) e Poesia Brasileira Contemporânea e Tradição (2015). Também organizou a publicação da obra poética de Heleno Godoy intitulada Inventário: poesia reunida, inéditos e dispersos (2015).

Antônio Donizeti Pires é Doutor em Letras pelo PPG em Estudos Literários da UNESP/Araraquara (2002), onde é professor na área de Literatura Brasileira desde 2004. Fez pós-doutoramento (2013/2015) junto ao PPGFIL da UnB (Universidade de Brasília) – cátedra Archai UNESCO -, onde desenvolveu investigação sobre as correlações entre Orfeu/Orfismo e a filosofia grega antiga, projeto que lhe proporcionou estágios pós-doutorais concluídos na Universidad Complutense de Madrid (outubro/2014; bolsa PROPG/FUNDUNESP) e na Universidade de Coimbra (01/dezembro/2014 a 01/agosto/2015; bolsa CAPES/FCT). Foi co-organizador, entre 2008 e 2014, de quatro livros coletivos sobre teoria, crítica, análise interpretativa e história da poesia lírica, brasileira e estrangeira, entre os quais O Legado Moderno e a (dis)solução contemporânea (2011) e No Pomar de Drummond: nova seara crítica (2014).

Design gráfico: Ana Sabino


Viviana Bosi

Data da conferência: 4 de Novembro de 2014

Viviana Bosi é professora no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo. O seu trabalho de pesquisa atual versa sobre poesia brasileira a partir dos anos 60, tema sobre o qual vem publicando estudos, a respeito de diversos poetas (Armando Freitas Filho, Ana Cristina Cesar, Francisco Alvim, Sebastião Uchoa Leite, Ferreira Gullar e outros). Escreveu o livro John Ashbery, um módulo para o vento, organizou e participou de volumes coletivos sobre poesia e ficção, editou textos em sua maioria inéditos de Ana Cristina César para a antologia Antigos e soltos: poemas e textos da pasta rosa (2008). Editou, com Álvaro Faleiro e Roberto Zular, o livro Sereia de papel. Visões de Ana Cristina César (2015).

Design gráfico: Tiago Santos


43_matlit_cartaz_ap_01out2014

Data da conferência: 1 de Outubro de 2014

Alcir Pécora é Professor Titular de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas (SP-Brasil) e membro da Accademia Ambrosiana de Milão, junto à Seção Borromaica. Entre outras obras, escreveu Teatro do Sacramento (1994), Máquina de Gêneros (Edusp, 2001) e Rudimentos da Vida Coletiva (Ateliê, 2002). É organizador de A Arte de Morrer do Padre Antonio Vieira (Nova Alexandria, 94), Escritos Históricos e Políticos do Padre Vieira (Martins Fontes, 95), Sermões I e II (Hedra, 2000-2001); As Excelências do Governador (Companhia das Letras, 2002), em co-autoria com Stuart Schwartz; Índice das Coisas Mais Notáveis (Hedra, 2010), Por que Ler Hilda Hilst (Globo, 2010). Editou as Obras Reunidas de Hilda Hilst e de Roberto Piva (Globo). Atualmente, prepara a edição da obra teatral de Plínio Marcos. Em Portugal, foi organizador da antologia de contos contemporâneos brasileiros, Lembranças do Presente (Cotovia, 2006).

A conferência integrou as atividades do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura.

Design gráfico: Tiago Santos

Partilhar: