Cabeçalho

Editorial

Esta Newsletter destina-se a divulgar as atividades do Instituto de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Com uma história que remonta à criação da Sala do Brasil na FLUC em 1925, o IEB entra agora numa fase em que se deseja que funcione como uma plataforma multidisciplinar para uma conceção renovada de Estudos Brasileiros. Acompanhe-nos e apoie o IEB, ajudando na divulgação das nossas atividades.

---

Notícias do IEB

---

Breve apresentação

Este será, a partir de agora, o site do Instituto de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Com uma história que remonta à criação da Sala do Brasil na FLUC em 1925, desde sempre focado no estudo, ensino e divulgação da literatura e cultura brasileiras, o IEB entra agora numa fase em que se deseja que funcione como uma plataforma multidisciplinar para uma conceção renovada de Estudos Brasileiros. As recentes obras de recuperação patrimonial e requalificação dos equipamentos da sala do IEB, patrocinadas pela reitoria da Universidade de Coimbra, permitem-nos, a partir deste momento, investir numa programação destinada a vários públicos, embora com natural privilégio do público universitário.

Estudar o Brasil em Portugal, esclareça-se, é algo que diz respeito não apenas a uma ideia de «Estudos Brasileiros» mas também, inevitavelmente, a uma certa ideia de relação portuguesa com o Brasil. Essa relação é historicamente complexa, e mesmo difícil, e a função de quem se dedica aos Estudos Brasileiros em Portugal não pode ser a de iludir essa complexidade, mas antes a de pensar, do idioma até às formas de simbolização e representação mais generalizadas, as suas razões e motivações, bem como as formas de diálogo possível. Por outras palavras, se o Brasil é, em Portugal, um país estrangeiro, a verdade é que não é, nem pode ser, um país estrangeiro como os outros – exatamente como a literatura portuguesa não é, nem pode ser, inteiramente estrangeira para a brasileira, assim como a língua que se fala no Brasil, não sendo a mesma que se fala em Portugal, não deixa, porém, de conter a possibilidade de ser uma língua que nos seja comum.

O Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de Coimbra acolherá, por estas razões, todas as formas de pensamento crítico sobre a língua, a literatura, a cultura, a história e as artes do Brasil, com a consciência exata do local em que o faz, e esperando que esse pensamento crítico nos ajude não apenas a revisitar o Brasil, mas também a pôr em causa o contexto em que tal revisitação terá lugar.

Read more.

IMG_2063

Convénio com a UNICAMP

No passado dia 19 de Abril a Universidade de Coimbra e a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas assinaram um protocolo tendo em vista a área dos Estudos Brasileiros. Ratificado, na sala do Instituto de Estudos Brasileiros, pelos reitores de ambas as instituições – pela UC, o Reitor João Gabriel Silva e, pela UNICAMP, o Reitor José Tadeu Jorge –, …

Read more.

IMG_2008

Lançamento de “Teatro do Sacramento”, de Alcir Pécora, pela IUC

No passado dia 19 de Abril foi apresentada em público a edição portuguesa – com chancela da Imprensa da Universidade de Coimbra, da Editora UNICAMP e da EDUSP – do livro de Alcir Pécora Teatro do Sacramento. A unidade teológico-retórico-política dos sermões de António Vieira. Editada no Brasil em 1994, a obra receberia vários prémios, tornando-se rapidamente um clássico dos …

Read more.

---

Conferências do mês de Maio

---
Conferência, por Paulo Franchetti: "A Poesia Concreta e a questão da técnica"

Conferência, por Paulo Franchetti: "A Poesia Concreta e a questão da técnica"

  Paulo Franchetti é Professor colaborador titular de Teoria da Literatura na Unicamp, autor de vários estudos sobre cultura e literatura brasileira e portuguesa dos séculos XIX e XX. Publicou, entre outros livros, no Brasil, Alguns Aspectos da Teoria da Poesia Concreta, Haikai: Antologia e História e Nostalgia, Exílio e Melancolia: Leituras de Camilo Pessanha. Em Portugal, uma edição crítica da Clepsydra, de …

Read more.

---