
- Este evento já decorreu.
Curso breve: “O que o tempo traz: memórias e histórias em Rosângela Rennó e Veronica Stigger”
Março 6, 2019 @ 14:00 - Março 7, 2019 @ 17:00
Evento Navegação

Rosângela Rennó: o arquivo esquecido
Nesta aula-conferência pretende-se dar uma visão do trabalho da artista brasileira Rosângela Rennó, analisando principalmente seu trabalho com fotografias de vários arquivos estaduais e privados, e refletindo sobre as problematizações que o seu trabalho propõe em relação às políticas de memória e esquecimento das classes populares e marginais na história brasileira do século XX.
Bibliografia
Benjamin, Walter. Origen del drama barroco alemán. Buenos Aires: Editorial Gorla, 2012.
Benjamin, Walter. Libro de los pasajes. Madrid: Akal, 2005.
Didi-Huberman, Georges. La imagen superviviente. Historia del arte y tempo de los fantasmas según Aby Warburg. Madrid: Abada Editores, 2009.
Didi-Huberman, Georges. Pueblos expuestos, pueblos figurantes. Buenos Aires: Manantial, 2014.
Barthes, Roland. La cámara lúcida. Nota sobre la fotografía. Buenos Aires: Paidos, 2017.
Benjamin, Walter. Breve historia de la fotografía. España: Casimiro, 2011.
Cadava, Eduardo. Trazos de luz. Tesis sobre la fotografía de la historia. Santiago de Chile: Palinodia, 2014.
Freund, Gisèle. La fotografía como documento social. Barcelona: Gedisa, 1993.
Foucault, Michel. Saber y verdad. Madrid: Ediciones La Piqueta, 1991.
Kay, Ronald. N.N. Autopsia (rudimentos teóricos para una visualidad marginal). Buenos Aires: Centro de Arte y Comunicación. 1988.
Melendi, Maria Angelica. “Arquivos do mal – mal de arquivo”. In Suplemento Literário nº 66. Belo Horizonte, 2000.
Miceli, Sergio. Imagens Negociadas: Retratos Da Elite Brasileira, 1920-40. San Pablo: Companhia das Letras, 1995.
Sekula, Allan. “The body and the Archive”, in October nº 39. New York: MIT Press, 1986.
Veronica Stigger, por um modernismo insurgente
Nesta aula-conferência pretende-se analisar a produção literária e a obra crítica e curatorial de Veronica Stigger, tomando como eixo o seu romance Opisanie świata(2013). Esse romance será pensado como uma invenção-recriação de uma narrativa alternativa do modernismo paulista do século passado, permitindo construir novas narrativas, principalmente através de três figuras: o escritor Raul Bopp, e os artistas Flávio de Carvalho e Maria Martins.
Bibliografia
Antelo, Raúl. Maria com Marcel. Ducham nos trópicos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Laddaga, Reinaldo. “Maria con Marcel en los trópicos. Duchamp en los trópicos”, Revista Iberoamericananº 220, 2007.
Prado, Paulo. “Prólogo”, in Oswald de Andrade. Pau Brasil (edición facsimilar). San Pablo, 2004.
Sterzi, Eduardo. “Com Maria e Marcel a margem”, Sopro nº 32, 2010. (http://culturaebarbarie.org/sopro/resenhas/mariacommarcel.html).
Stigger, Veronica. Opisanie Swiata. San Pablo: Cosacnaify, 2013.
Stigger, Veronica. Delírio de Damasco. Florianopolis: Sopro, 2012.
Stigger, Veronica. Os anões.San Pablo: Cosacnaify, 2010.
Stigger, Veronica. Massamorda. San Pablo: Dobra teatro, 2011.
Stigger, Veronica. “Não te esqueças nunca que eu venho dos trópicos. Mito e nação em Maria Martins”. Letterature d’AmeriqueV. XXVI, 2006.
Stigger, Veronica. “Retratos da morte: a série trágica em Flávio de Carvalho”. Revista de crítica cultural, volumen 4, nº 2. Florianopolis, diciembre 2009.
Stigger, Veronica. “Maria Martins: metamorfoses”, in Maria Martins: Metamorfoses. San Pablo, MAM, 2013.
Mario Cámara é Professor de Literatura Brasileira na Universidade de Buenos Aires, Professor de Teoria e Análise Literária na Universidade das Artes e Investigador Independente no Conselho Nacional de Investigação Científica. O seu último livro publicado é Restos épicos. Relatos e imágenes en el cambio de época (2017, Buenos Aires).
Cartaz: Rui Silva