Frederico Fernandes na FLUC

6-7-2018-g-fred

Frederico Fernandes, professor na Universidade Estadual de Londrina, estará na FLUC para um conjunto de iniciativas em colaboração entre o Instituto de Estudos Brasileiros e o Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura.  Frederico Fernandes tem trabalhado sobre as relações entre oralidade, sonoridade e literatura. É autor de vários livros e colectâneas sobre o tema, além de artigos, e assinou também a tradução de algumas obras.  Foi um dos criadores da revista Boitatá, durante o período em que coordenou o Grupo de Trabalho de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (2004-2008). Actualmente coordena o Portal de Poéticas Orais. Mestre e doutor em Letras, participou em estágios de pós-doutoramento no Canadá (Programa Visiting International Scholar, da Brock University – 2008-2009), e na Itália (Estágio Sênior CAPES – Università di Bologna – 2014-2015). Desde 1998, é professor na Universidade Estadual de Londrina, na qual desenvolve actividades de ensino e pesquisa com alunos da graduação e da pós-graduação. É desde julho presidente da ANPOLL.

No dia 5  de dezembro, Frederico Fernandes lecionará Curso Breve com o título “Entendendo Polipoesia”. Mais informação aqui.

No dia 6 de dezembro será apresentado o livro Polypoetry 30 Years, 1987-2017, organizado por Enzo Minarelli e Frederico Fernandes. Mais informação aqui.

Finalmente, no dia 7 de dezembro, Frederico Fernandes realizará um seminário com o título “O Ato da Palavra: Poesia, Performance, Coletivos e Redes Afetivas”. Mais informação aqui.

A estadia de Frederico Fernandes é uma iniciativa conjunta do IEB e do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, com o apoio do Centro de Literatura Portuguesa e do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da FLUC.