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Aula aberta, por Paulo Franchetti: “Antonio Candido: texto e contexto”
Maio 20, 2016 @ 14:00 - 16:30
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Paulo Franchetti é Professor colaborador titular de Teoria da Literatura na Unicamp, autor de vários estudos sobre cultura e literatura brasileira e portuguesa dos séculos XIX e XX. Publicou, entre outros livros, no Brasil, Alguns Aspectos da Teoria da Poesia Concreta, Haikai: Antologia e História e Nostalgia, Exílio e Melancolia: Leituras de Camilo Pessanha. Em Portugal, uma edição crítica da Clepsydra, de Camilo Pessanha, e a antologia As aves que aqui gorjeiam: a poesia do Romantismo ao Simbolismo.
A obra de Antonio Candido é central para a compreensão da cultura brasileira na segunda metade do século XX. Nela avulta, pelo caráter seminal para várias gerações, o livro Formação da literatura brasileira, publicado em 1959. Pela sua importância mesma, as discussões sobre os seus principais conceitos e propósitos poucas vezes buscam contextualizá-lo contra o pano de fundo dos debates contemporâneos sobre o sentido, a origem e a própria definição de literatura brasileira. E por conta da sua forma de articulação e recorte do objeto é comum que os debates sobre ele se concentrem nas questões de método e de princípio, em detrimento da avaliação dos resultados do trabalho crítico ali recolhido. Por outro lado, nos últimos anos da década de 1960, sob o impacto do golpe militar, é possível verificar uma nova inflexão no pensamento do autor: ao considerar a produção da literatura no Brasil, não mais privilegia o que nela haveria de movimento interno, de desígnio nacional de integrar o Brasil à cultura ocidental, mas sim a sua função primordial como instrumento de colonização e imposição da cultura do conquistador. A nova orientação do pensamento de Candido, cristalizada em textos como “Literatura e subdesenvolvimento” e “Literatura de dois gumes”, por sua vez, projeta-se retrospectivamente sobre a Formação, esbatendo alguns pontos centrais da articulação do livro e reforçando outros que, vistos em seu tempo, pareciam secundários. O objetivo desta aula é, a partir do comentário desses três textos, traçar um quadro contrastivo do que aqui se entende como os dois momentos decisivos para a construção do pensamento do autor.
Aula aberta inserida nas atividades do Curso de Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa.