80 anos do Instituto de Estudos Brasileiros da FLUC

SA_estudos_brasileiros_SA907778_23-09-2021

No próximo dia 15 de dezembro, na sala do Instituto de Estudos Brasileiros, serão assinalados os 80 anos do IEB. Criada em 1925, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a então chamada Sala do Brasil viria a ser renomeada em 1941 como Instituto de Estudos Brasileiros, vindo depois a ocupar com esse nome um espaço no novo edifício inaugurado em 1951. Por ocasião dos seus 80 anos, vários especialistas interrogarão o estado e a história dos estudos brasileiros em Portugal e na Europa, com especial incidência nas questões de língua, literatura e cultura.

Participam no evento, que se iniciará pelas 14h, Abel Barros Baptista e Clara Rowland [FCSH-UNL], Carlos Mendes de Sousa [ILCH-UMinho], Joana Matos Frias [FLUL], Pedro Serra [USalamanca]. E ainda, pela FLUC, Graça Rio-Torto, Maria Aparecida Ribeiro e Osvaldo Manuel Silvestre.

O cartaz e o programa do evento podem ser vistos aqui.

Serão atribuídos certificados de presença.

Link zoom para a parte do evento que será transmitida online, a partir das 16h15m: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88071646762?pwd=M0drdXpHOGZ3VldUNHJtQS9JK01oZz09

“Contornos humanos: primitivos, rústicos e civilizados em Antonio Candido”, por Anita de Moraes

2019_ANITA-MORAES_foto

Na próxima quarta-feira, dia 7 de abril, entre as 17h e as 19h, a Professora Anita de Moraes, da Universidade Federal Fluminense (Niterói), dará uma palestra sobre o tema “Contornos humanos: primitivos, rústicos e civilizados em Antonio Candido”. A palestra ocupará o espaço de uma sessão do seminário de Tópicos de Pesquisa em Literatura Brasileira, no doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa.

Anita Martins Rodrigues de Moraes é professora de Teoria da Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF). Os seus interesses de pesquisa voltam-se para as literaturas de língua portuguesa e envolvem as relações entre literatura, antropologia e os estudos pós-coloniais. De entre as suas publicações, destacam-se os livros O inconsciente teórico: investigando estratégias interpretativas de Terra sonâmbula, de Mia Couto (São Paulo: Annablume/FAPESP, 2009), Para além das palavras: representação e realidade em Antonio Candido (São Paulo: Editora da Unesp, 2015) e a antologia O Brasil na poesia africana de língua portuguesa (São Paulo: Editora Kapulana, 2019), elaborada em parceria com Vima Lia Martin (USP). Recentemente organizou, com Marcos Natali (USP), Marcelo Moreschi (Unifesp) e Lucia Ricotta (Unirio) o dossiê “Estranhando a teoria empenhada de Antonio Candido”, publicado no número 26 da revista Criação & Crítica (USP).

A sessão poderá ser acompanhada no seguinte endereço zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86503134246?pwd=MDRNczUyNkxIUG5taE9aWldqUXBxUT09

Serão atribuídos certificados de participação.

BRASÍLIA. Nova Série: uma nova revista de estudos brasileiros

pageHeaderLogoImage_pt_PT

O Instituto de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o Dipartimento di Lingue, Letterature e Culture Moderne da Universidade de Bolonha anunciam o lançamento da revista BRASÍLIA. Nova Série, que terá como objeto de estudo a literatura brasileira. A revista herda o título de uma anterior publicação do IEB de Coimbra (13 números, entre 1942-1968) e visa constituir-se como publicação de referência entre as que se dedicam ao estudo da literatura brasileira. A revista será editada online, terá periodicidade semestral, usará como línguas de trabalho o português, o inglês e o espanhol, desenvolvendo uma perspetiva cosmopolita e interdisciplinar e organizando-se em números temáticos.

Serão seus diretores Roberto Vecchi, pela Universidade de Bolonha, e Osvaldo Manuel Silvestre, pela Universidade de Coimbra. A revista surge em articulação com a Rede de Professores de Literatura Brasileira em Portugal, é apoiada pelo Centro de Literatura Portuguesa (unidade de I&D da FCT com sede na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e será editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

O nº 1.1., a publicar no primeiro semestre de 2019, terá como tema “O conceito de literatura brasileira”. O nº 1.2., a publicar no segundo semestre de 2019, tratará de “A língua no meio do caminho”. Mais informações sobre a revista poderão ser obtidas no site: http://impactum-journals.uc.pt/brasilia/index

Marcelo Knobel na UC

2017-10-03 Reitor da Unicamp

No próximo dia 10 de outubro, pelas 15h, terá lugar, na sala do Instituto de Estudos Brasileiros, uma conferência pelo Sr. Reitor da UNICAMP, Prof. Marcelo Knobel, sobre o tema “A situação Atual do Ensino Superior no Brasil”. O Prof. Marcelo Knobel é um distinto cientista, da área da Física, tendo sido eleito reitor no corrente ano letivo, ano no qual a UNICAMP subiu ao primeiro lugar no ranking das universidades do Brasil e da América Latina. Continue reading