No próximo dia 10 de dezembro, pelas 16h, na sala do Instituto de Estudos Brasileiros, Thayane Verçosa (UFF/FAPERJ) fará uma conferência com o título “Macobeba: um personagem e suas refigurações (entre a literatura e o mito)”. Thayane Verçosa é pós-doutoranda, com bolsa da FAPERJ, no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (POSLIT/UFF). É Doutora em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGL/UERJ), com a pesquisa “O caso Macobeba: um personagem e suas refigurações entre o mito e a literatura”, financiada pela CAPES. É Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo mesmo Programa, com a pesquisa: “Quadros graciliânicos: sobre a atribuição de ‘efeito de real’, ‘ilusão referencial’ e colaboracionismo estadonovista a Graciliano Ramos”, financiada pela CAPES. Continue reading
Category Archives: Conferência
Marcelo Ferraz no IEB
No próximo dia 9 de dezembro, pelas 14h, Marcelo Ferraz, da Universidade Federal de Goiás (UFG), fará uma conferência na sala do Instituto de Estudos Brasileiros com o título “Memorial Poético dos Anos de Chumbo: do repositório ao livro”. O autor abordará o percurso de pesquisa do Memorial Poético dos Anos de Chumbo, projeto financiado pelo CNPq e pela FAPES. A ideia é apresentar, em linhas gerais, os objetivos e os resultados obtidos até o momento, com destaque para o repositório online, que conta atualmente com 1563 poemas sobre a ditadura militar brasileira, e a recém lançada antologia poética, da autoria de Marcelo Ferraz, Nelson Martinelli Filho e Wilbert Salgueiro, que leva o título do projeto e abarca 200 poemas de 90 poetas que escreveram sob o jugo dos anos de exceção. Continue reading
MARIA JOSÉ GOULÃO NA FLUC
No próximo dia 14 de novembro, pelas 11h, a Professora Maria José Goulão (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto/ CEAACP) realizará no Anfiteatro III da FLUC uma conferência subordinada ao título ‘Corpos exóticos. Figurações da alteridade na cultura visual da época moderna’.
Maria José Goulão é doutorada em História da Arte pela Universidade de Coimbra e Professora Associada com Agregação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde dirige o Departamento de Ciências da Arte e do Design. É ainda investigadora integrada do GEMA/CEAACP. Continue reading
Alexandre Sugamosto no IEB
Amanhã, dia 29 de outubro, pelas 14h, na sala do IEB, Alexandre Sugamosto fará uma palestra sobre “Gilberto Freyre: construtor de mundos”.
Alexandre Sugamosto é Bacharel em Filosofia, Mestre e Doutorando em Ciências da Religião (PUC-MG). Pesquisa os temas do profetismo português, com foco no sebastianismo e nas relações entre Religião e Literatura. É autor dos livros Cárcere, Apolo cantador de feira, publicados pela editora Sator, e organizador das coletâneas Compreender Gilberto Freyre e Religião Política e Espaço Público, com Wellington Teodoro da Silva.
A palestra é uma organização conjunta do IEB e da Secção de Filosofia do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da FLUC.
Joshua Enslen no IEB
No próximo dia 13 de junho de 2024, pelas 11h00, na sala do IEB, terá lugar a conferência “Canção do Exílio 3.0: Uma Máquina de Remix” de Joshua Alma Enslen (Academia Militar de West Point). Doutorado em Línguas Românicas pela Universidade da Georgia (2008) e Pós-Doutorado em Materialidades da Literatura pela Universidade de Coimbra (2016), Joshua Alma Enslen é diretor do Programa de Português na Academia Militar de West Point. Enslen é autor de Song of Exile: A Cultural History of Brazil’s Most Popular Poem, 1846–2018 (Purdue University Press, 2022). Um dos resultados recentes do projeto dedicado a “Canção do Exílio” pode ler-se no último número da revista MATLIT 10.1 (2023): Joshua Alma Enslen e Jocelyn R. Bell, “Minha Terra Tem ____________: Patterns of Text Reuse in “Song of Exile” and its Intertexts“. Continue reading
JOSÉ MANUEL SANTOS no IEB
No próximo dia 22 de maio, pelas 14h, José Manuel Santos, Professor Titular de História do Brasil e Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, fará uma conferência no IEB sobre O Brasil de Felipe III (II de Portugal): castelhanização ou pragmatismo? Eis um resumo da conferência:
Tradicionalmente, o reinado de Filipe III (II de Portugal), situado entre os muito mais importantes de seu pai e filho, tem sido interpretado como um período sem importância, caracterizado pela Pax Hispanica e liderado por um rei piedoso com pouco interesse em questões políticas. No entanto, no que diz respeito a Portugal e suas conquistas, e especialmente em relação à América portuguesa, esse foi um período muito importante, no qual foram realizadas reformas substanciais que perdurariam por muito tempo. Esta palestra tratará dessas questões e veremos se alguns aspetos, considerados como tentativas de Castela de impor sua política, foram antes o resultado do pragmatismo e das demandas locais.
Nabil Araújo: Nacional por Tradução
NABIL ARAÚJO no IEB
Nabil Araújo, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, fará uma conferência no IEB, no próximo dia 5 de dezembro de 2023, pelas 11h.
O Professor Nabil Araújo é doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de Teoria da Literatura na graduação e na pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador visitante na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE-FAPERJ) e do Prociência (UERJ). Líder do grupo de pesquisa interinstitucional “Retorno à Poética” (CNPq). Editor Associado de Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (PPGL-UERJ). Membro do conselho editorial da Editora da UERJ (EdUERJ). Coordenador do conselho editorial da “Coleção Letras UERJ” (EDUERJ). Coordenador da área de Estudos da Literatura do PPGL-UERJ. É autor de Além do paradigma (Sobre o legado de Thomas Kuhn) (EDUERJ, 2022), Teoria da Literatura e História da Crítica: momentos decisivos (EDUERJ, 2020) e O evento comparatista: da morte da literatura comparada ao nascimento da crítica(EDUEL, 2019). Continue reading
Salloma Salomão no IEB
Amanhã, terça-feira (18 de outubro), pelas 19h, o IEB recebe a conferência “O Teatro Experimental do Negro”, por Salloma Salomão. A conferência abordará a trajetória do Teatro do Negro e de Abdias do Nascimento a partir da relação com a atividade artística do próprio Salloma, tendo em vista o contexto brasileiro.A sessão integra a Mostra São Palco 2022 Teatro Brasileiro em Portugal, uma amostra das
vias de criação teatral contemporânea brasileira.
Salloma Salomão Jovino da Silva é músico, performer, Doutor em História (PUC-SP) e
Pesquisador associado ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É consultor
da Secretaria de Educação do Município de São Paulo e tem como especialidades temas como
cultura musical, lutas pela liberdade, práticas culturais negras no século XIX e XX, identidades
étnicas e movimentos negros urbanos, sociabilidades negras em São Paulo e musicalidades
africanas. Dos trabalhos recentes, destacam-se Agosto na Cidade Murada (2018) e a trilha
sonora do filme Todos os Mortos, de Caetano Gotardo e Marco Dutra, selecionado para o Festival
de cinema de Berlim e premiado no Festival de Cinema de Gramado em 2020.
A sessão será presencial.
Grace dos Anjos no IEB
Grace dos Anjos, Professora de Língua e Literatura Latina da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), fará no próximo dia 4 de outubro, pelas 18h, na sala do Instituto de Estudos Brasileiros, uma conferência intitulada “Foi vendido o peixe, e acastanha, q remetti a elles: sobre a perspectivação passiva do acontecer verbal em cartas comerciais manuscritas do século XIX”.
A Professora Grace dos Anjos leciona na UFAM, em nível de graduação e pós-graduação, disciplinas pertinentes à Variação Linguística, à Linguística Histórica do Português, ao Latim Clássico e à Literatura Latina. É coordenadora do Projeto de Pesquisa ‘Cartas dos séculos XIX e XX: organização de um corpus diacrónico do português registrado no Amazonas no período áureo da borracha’ e membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM. É Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Eis o resumo da conferência::
Para tratar do afrouxamento da concordância verbal (Fizeram-se as ultimas transações /não se sabe bem os motivos) em contexto de passivas sintéticas, considero 867 (oitocentas e sessenta e sete) correspondências trocadas entre os Araújo (família portuguesa, proprietária da maior empresa de aviamento dos tempos áureos da borracha) e os que viviam no interior amazônico ao longo dos anos de 1880 a 1889. De abordagem sociofuncionalista, meus estudos apontam, a exemplo do que propõe Carvalho (1990, p. 90), que, em razão da falta de clareza da passiva sintética, “em seu lugar, reina soberana, nas línguas românicas, a passiva analítica”.
A conferência será presencial. Serão atribuídos certificados de presença.