Thayane Verçosa no IEB

PHOTO-2024-11-28-14-52-25No próximo dia 10 de dezembro, pelas 16h, na sala do Instituto de Estudos Brasileiros, Thayane Verçosa (UFF/FAPERJ) fará uma conferência com o título “Macobeba: um personagem e suas refigurações (entre a literatura e o mito)”. Thayane Verçosa é pós-doutoranda, com bolsa da FAPERJ, no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (POSLIT/UFF). É Doutora em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGL/UERJ), com a pesquisa “O caso Macobeba: um personagem e suas refigurações entre o mito e a literatura”, financiada pela CAPES. É Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo mesmo Programa, com a pesquisa: “Quadros graciliânicos: sobre a atribuição de ‘efeito de real’, ‘ilusão referencial’ e colaboracionismo estadonovista a Graciliano Ramos”, financiada pela CAPES. Continue reading

Marcelo Ferraz no IEB

IMG_20230225_175345~2No próximo dia 9 de dezembro, pelas 14h, Marcelo Ferraz, da Universidade Federal de Goiás (UFG), fará uma conferência na sala do Instituto de Estudos Brasileiros com o título “Memorial Poético dos Anos de Chumbo: do repositório ao livro”. O autor abordará o percurso de pesquisa do Memorial Poético dos Anos de Chumbo, projeto financiado pelo CNPq e pela FAPES. A ideia é apresentar, em linhas gerais, os objetivos e os resultados obtidos até o momento, com destaque para o repositório online, que conta atualmente com 1563 poemas sobre a ditadura militar brasileira, e a recém lançada antologia poética, da autoria de Marcelo Ferraz, Nelson Martinelli Filho e Wilbert Salgueiro, que leva o título do projeto e abarca 200 poemas de 90 poetas que escreveram sob o jugo dos anos de exceção. Continue reading

MARIA JOSÉ GOULÃO NA FLUC

Cartaz-MJose_Goulao.indd

No próximo dia 14 de novembro, pelas 11h, a Professora Maria José Goulão (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto/ CEAACP) realizará no Anfiteatro III da FLUC uma conferência subordinada ao título ‘Corpos exóticos. Figurações da alteridade na cultura visual da época moderna’.

Maria José Goulão é doutorada em História da Arte pela Universidade de Coimbra e Professora Associada com Agregação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde dirige o Departamento de Ciências da Arte e do Design. É ainda investigadora integrada do GEMA/CEAACP. Continue reading

Alexandre Sugamosto no IEB

Gilberto Freyre-SugamostoAmanhã, dia 29 de outubro, pelas 14h, na sala do IEB, Alexandre Sugamosto fará uma palestra sobre “Gilberto Freyre: construtor de mundos”.

Alexandre Sugamosto é Bacharel em Filosofia, Mestre e Doutorando em Ciências da Religião (PUC-MG). Pesquisa os temas do profetismo português, com foco no sebastianismo e nas relações entre Religião e Literatura. É autor dos livros Cárcere, Apolo cantador de feira, publicados pela editora Sator, e organizador das coletâneas Compreender Gilberto Freyre e Religião Política e Espaço Público, com Wellington Teodoro da Silva.

A palestra é uma organização conjunta do IEB e da Secção de Filosofia do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da FLUC.

Joshua Enslen no IEB

Cartaz_Remix_CancaodoExilio_13Jun2024

No próximo dia 13 de junho de 2024, pelas 11h00, na sala do IEB, terá lugar a conferência “Canção do Exílio 3.0: Uma Máquina de Remix” de Joshua Alma Enslen (Academia Militar de West Point). Doutorado em Línguas Românicas pela Universidade da Georgia (2008) e Pós-Doutorado em Materialidades da Literatura pela Universidade de Coimbra (2016), Joshua Alma Enslen é diretor do Programa de Português na Academia Militar de West Point. Enslen é autor de Song of Exile: A Cultural History of Brazil’s Most Popular Poem, 1846–2018 (Purdue University Press, 2022). Um dos resultados recentes do projeto dedicado a “Canção do Exílio” pode ler-se no último número da revista MATLIT 10.1 (2023): Joshua Alma Enslen e Jocelyn R. Bell, “Minha Terra Tem ____________: Patterns of Text Reuse in “Song of Exile” and its Intertexts“. Continue reading

JOSÉ MANUEL SANTOS no IEB

IMG_3929

No próximo dia 22 de maio, pelas 14h, José Manuel Santos, Professor Titular de História do Brasil e Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, fará uma conferência no IEB sobre O Brasil de Felipe III (II de Portugal): castelhanização ou pragmatismo? Eis um resumo da conferência:

Tradicionalmente, o reinado de Filipe III (II de Portugal), situado entre os muito mais importantes de seu pai e filho, tem sido interpretado como um período sem importância, caracterizado pela Pax Hispanica e liderado por um rei piedoso com pouco interesse em questões políticas. No entanto, no que diz respeito a Portugal e suas conquistas, e especialmente em relação à América portuguesa, esse foi um período muito importante, no qual foram realizadas reformas substanciais que perdurariam por muito tempo. Esta palestra tratará dessas questões e veremos se alguns aspetos, considerados como tentativas de Castela de impor sua política, foram antes o resultado do pragmatismo e das demandas locais.

Continue reading

NABIL ARAÚJO no IEB

Nabil_Inhotim

Nabil Araújo, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, fará uma conferência no IEB, no próximo dia 5 de dezembro de 2023, pelas 11h.

O Professor Nabil Araújo é doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de Teoria da Literatura na graduação e na pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador visitante na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE-FAPERJ) e do Prociência (UERJ). Líder do grupo de pesquisa interinstitucional “Retorno à Poética” (CNPq). Editor Associado de Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (PPGL-UERJ). Membro do conselho editorial da Editora da UERJ (EdUERJ). Coordenador do conselho editorial da “Coleção Letras UERJ” (EDUERJ). Coordenador da área de Estudos da Literatura do PPGL-UERJ. É autor de Além do paradigma (Sobre o legado de Thomas Kuhn) (EDUERJ, 2022), Teoria da Literatura e História da Crítica: momentos decisivos (EDUERJ, 2020) e O evento comparatista: da morte da literatura comparada ao nascimento da crítica(EDUEL, 2019). Continue reading

Salloma Salomão no IEB

salloma

Amanhã, terça-feira (18 de outubro), pelas 19h, o IEB recebe a conferência “O Teatro Experimental do Negro”, por Salloma Salomão. A conferência abordará a trajetória do Teatro do Negro e de Abdias do Nascimento a partir da relação com a atividade artística do próprio Salloma, tendo em vista o contexto brasileiro.A sessão integra a Mostra São Palco 2022 Teatro Brasileiro em Portugal, uma amostra das
vias de criação teatral contemporânea brasileira.

Salloma Salomão Jovino da Silva é músico, performer, Doutor em História (PUC-SP) e
Pesquisador associado ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É consultor
da Secretaria de Educação do Município de São Paulo e tem como especialidades temas como
cultura musical, lutas pela liberdade, práticas culturais negras no século XIX e XX, identidades
étnicas e movimentos negros urbanos, sociabilidades negras em São Paulo e musicalidades
africanas. Dos trabalhos recentes, destacam-se Agosto na Cidade Murada (2018) e a trilha
sonora do filme Todos os Mortos, de Caetano Gotardo e Marco Dutra, selecionado para o Festival
de cinema de Berlim e premiado no Festival de Cinema de Gramado em 2020.

A sessão será presencial.

Grace dos Anjos no IEB

Grace dos Anjos, Professora de Língua e Literatura Latina da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), fará no próximo dia 4 de outubro, pelas 18h, na sala do Instituto de Estudos Brasileiros, uma conferência intitulada “Foi vendido o peixe, e acastanha, q remetti a elles: sobre a perspectivação passiva do acontecer verbal em cartas comerciais manuscritas do século XIX”.

A Professora Grace dos Anjos leciona na UFAM, em nível de graduação e pós-graduação, disciplinas pertinentes à Variação Linguística, à Linguística Histórica do Português, ao Latim Clássico e à Literatura Latina. É coordenadora do Projeto de Pesquisa ‘Cartas dos séculos XIX e XX: organização de um corpus diacrónico do português registrado no Amazonas no período áureo da borracha’ e membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM. É Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Eis o resumo da conferência::

Para tratar do afrouxamento da concordância verbal (Fizeram-se as ultimas transações /não se sabe bem os motivos) em contexto de passivas sintéticas, considero 867 (oitocentas e sessenta e sete) correspondências trocadas entre os Araújo (família portuguesa, proprietária da maior empresa de aviamento dos tempos áureos da borracha) e os que viviam no interior amazônico ao longo dos anos de 1880 a 1889. De abordagem sociofuncionalista, meus estudos apontam, a exemplo do que propõe Carvalho (1990, p. 90), que, em razão da falta de clareza da passiva sintética, “em seu lugar, reina soberana, nas línguas românicas, a passiva analítica”.

A conferência será presencial. Serão atribuídos certificados de presença.

Imagem1