Maria José Goulão, de novo na FLUC

Cartaz-MJose_Goulao2-2.indd

Na sequência da conferência “Corpos exóticos: figurações da alteridade na cultura visual da época moderna”, que o Instituto de Estudos Brasileiros organizou juntamente com a secção de História da Arte da FLUC a 14 de novembro de 2024, e que foi dedicada ao impacto das culturas ameríndias na imaginação visual europeia, Maria José Goulão, Professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto estará de novo na FLUC amanhã, dia 26 de março de 2025, pelas 11h na sala TP1, para uma segunda conferência com o mesmo titulo, agora dedicada ao tema “A imagem do negro africano”.

Maria José Goulão é doutorada em História da Arte pela Universidade de Coimbra e Professora Associada com Agregação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde dirige o Departamento de Ciências da Arte e do Design. É ainda investigadora integrada do GEMA/CEAACP. Foi Professora convidada do  programa de doutoramento em “Patrimónios de influência Portuguesa” (III-UC) e da licenciatura em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Leccionou ainda em diversas universidades em Espanha, França, Itália, Alemanha, Hungria, Islândia, Dinamarca, Eslovénia, Índia, Canadá e Brasil.

É especialista em arte colonial sul-americana, interessando-se sobretudo pelas transferências artísticas e culturais no espaço do Atlântico sul. Tem ainda diversos trabalhos publicados sobre a circulação das imagens, as representações da alteridade, estudos de icononografia e iconologia, história da arte medieval e moderna (sécs. XIV a XVIII), escultura funerária e temas da Morte e do Além.

Como sucedeu com a primeira conferência, também esta é uma realização conjunta do Instituto de Estudos Brasileiros e da secção de História da Arte da FLUC. Teremos todo o gosto em contar com a vossa presença.

Raul Antelo no IEB

48-20240611165428_IMG_3949Na próxima segunda-feira, 3 de fevereiro, pelas 14h, Raul Antelo fará uma conferência na sala do IEB, com o título Modernismo, festa, barroco. Com uma longa carreira na Universidade Federal de Santa Catarina, Raul Antelo produziu uma vasta obra, inicialmente em torno do modernismo brasileiro (com especial incidência em Mário de Andrade), depois em torno de uma ideia expandida de moderno, uma ideia que revisitou munido de um amplo arsenal literário, mas também artístico, teórico e filosófico, convocando um repertório sempre impressionante, e sempre produtivo, de referências hispano-americanas, mas também europeias. Continue reading

Thayane Verçosa no IEB

PHOTO-2024-11-28-14-52-25No próximo dia 10 de dezembro, pelas 16h, na sala do Instituto de Estudos Brasileiros, Thayane Verçosa (UFF/FAPERJ) fará uma conferência com o título “Macobeba: um personagem e suas refigurações (entre a literatura e o mito)”. Thayane Verçosa é pós-doutoranda, com bolsa da FAPERJ, no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (POSLIT/UFF). É Doutora em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGL/UERJ), com a pesquisa “O caso Macobeba: um personagem e suas refigurações entre o mito e a literatura”, financiada pela CAPES. É Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo mesmo Programa, com a pesquisa: “Quadros graciliânicos: sobre a atribuição de ‘efeito de real’, ‘ilusão referencial’ e colaboracionismo estadonovista a Graciliano Ramos”, financiada pela CAPES. Continue reading

Marcelo Ferraz no IEB

IMG_20230225_175345~2No próximo dia 9 de dezembro, pelas 14h, Marcelo Ferraz, da Universidade Federal de Goiás (UFG), fará uma conferência na sala do Instituto de Estudos Brasileiros com o título “Memorial Poético dos Anos de Chumbo: do repositório ao livro”. O autor abordará o percurso de pesquisa do Memorial Poético dos Anos de Chumbo, projeto financiado pelo CNPq e pela FAPES. A ideia é apresentar, em linhas gerais, os objetivos e os resultados obtidos até o momento, com destaque para o repositório online, que conta atualmente com 1563 poemas sobre a ditadura militar brasileira, e a recém lançada antologia poética, da autoria de Marcelo Ferraz, Nelson Martinelli Filho e Wilbert Salgueiro, que leva o título do projeto e abarca 200 poemas de 90 poetas que escreveram sob o jugo dos anos de exceção. Continue reading

MARIA JOSÉ GOULÃO NA FLUC

Cartaz-MJose_Goulao.indd

No próximo dia 14 de novembro, pelas 11h, a Professora Maria José Goulão (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto/ CEAACP) realizará no Anfiteatro III da FLUC uma conferência subordinada ao título ‘Corpos exóticos. Figurações da alteridade na cultura visual da época moderna’.

Maria José Goulão é doutorada em História da Arte pela Universidade de Coimbra e Professora Associada com Agregação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde dirige o Departamento de Ciências da Arte e do Design. É ainda investigadora integrada do GEMA/CEAACP. Continue reading

Alexandre Sugamosto no IEB

Gilberto Freyre-SugamostoAmanhã, dia 29 de outubro, pelas 14h, na sala do IEB, Alexandre Sugamosto fará uma palestra sobre “Gilberto Freyre: construtor de mundos”.

Alexandre Sugamosto é Bacharel em Filosofia, Mestre e Doutorando em Ciências da Religião (PUC-MG). Pesquisa os temas do profetismo português, com foco no sebastianismo e nas relações entre Religião e Literatura. É autor dos livros Cárcere, Apolo cantador de feira, publicados pela editora Sator, e organizador das coletâneas Compreender Gilberto Freyre e Religião Política e Espaço Público, com Wellington Teodoro da Silva.

A palestra é uma organização conjunta do IEB e da Secção de Filosofia do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da FLUC.

Joshua Enslen no IEB

Cartaz_Remix_CancaodoExilio_13Jun2024

No próximo dia 13 de junho de 2024, pelas 11h00, na sala do IEB, terá lugar a conferência “Canção do Exílio 3.0: Uma Máquina de Remix” de Joshua Alma Enslen (Academia Militar de West Point). Doutorado em Línguas Românicas pela Universidade da Georgia (2008) e Pós-Doutorado em Materialidades da Literatura pela Universidade de Coimbra (2016), Joshua Alma Enslen é diretor do Programa de Português na Academia Militar de West Point. Enslen é autor de Song of Exile: A Cultural History of Brazil’s Most Popular Poem, 1846–2018 (Purdue University Press, 2022). Um dos resultados recentes do projeto dedicado a “Canção do Exílio” pode ler-se no último número da revista MATLIT 10.1 (2023): Joshua Alma Enslen e Jocelyn R. Bell, “Minha Terra Tem ____________: Patterns of Text Reuse in “Song of Exile” and its Intertexts“. Continue reading

JOSÉ MANUEL SANTOS no IEB

IMG_3929

No próximo dia 22 de maio, pelas 14h, José Manuel Santos, Professor Titular de História do Brasil e Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, fará uma conferência no IEB sobre O Brasil de Felipe III (II de Portugal): castelhanização ou pragmatismo? Eis um resumo da conferência:

Tradicionalmente, o reinado de Filipe III (II de Portugal), situado entre os muito mais importantes de seu pai e filho, tem sido interpretado como um período sem importância, caracterizado pela Pax Hispanica e liderado por um rei piedoso com pouco interesse em questões políticas. No entanto, no que diz respeito a Portugal e suas conquistas, e especialmente em relação à América portuguesa, esse foi um período muito importante, no qual foram realizadas reformas substanciais que perdurariam por muito tempo. Esta palestra tratará dessas questões e veremos se alguns aspetos, considerados como tentativas de Castela de impor sua política, foram antes o resultado do pragmatismo e das demandas locais.

Continue reading

NABIL ARAÚJO no IEB

Nabil_Inhotim

Nabil Araújo, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, fará uma conferência no IEB, no próximo dia 5 de dezembro de 2023, pelas 11h.

O Professor Nabil Araújo é doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de Teoria da Literatura na graduação e na pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador visitante na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE-FAPERJ) e do Prociência (UERJ). Líder do grupo de pesquisa interinstitucional “Retorno à Poética” (CNPq). Editor Associado de Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (PPGL-UERJ). Membro do conselho editorial da Editora da UERJ (EdUERJ). Coordenador do conselho editorial da “Coleção Letras UERJ” (EDUERJ). Coordenador da área de Estudos da Literatura do PPGL-UERJ. É autor de Além do paradigma (Sobre o legado de Thomas Kuhn) (EDUERJ, 2022), Teoria da Literatura e História da Crítica: momentos decisivos (EDUERJ, 2020) e O evento comparatista: da morte da literatura comparada ao nascimento da crítica(EDUEL, 2019). Continue reading