O Propósito Cosmopolita: programa

Eis o programa final do colóquio “O Propósito Cosmopolita. Ler Abel Barros Baptista a ler Machado de Assis”, que terá lugar na sala do Instituto de Estudos Brasileiros nos próximos dias 2 e 3 de outubro:

2 de outubro

9:30 Abertura

10:00 Roberto Vecchi, “Abel, Agatha, Machado e The Murder of Roger Ackroyd. Crítica literária e arte do esquecimento”

10:45 Humberto Brito, “A Forma Livre”

11:30 Pausa para café

12:00 Marcelo Brice [por zoom], “O verdadeiro Machado de Assis? O confronto crítico de Abel Barros Baptista”

12:45 Pausa para almoço

15:00 Osvaldo Manuel Silvestre, “O Machado não camiliano de Abel Barros Baptista” 

15:45 Pedro Serra, “Autobibliografias, Ficção Literária e Atualidade do Close Reading”

3 de outubro

10:00 Joana Matos Frias, “Repelir a Solidão: a felicidade pela autobibliografia” 

10:45 Amândio Reis, “Nome sem Fantasma”

11:30 Pausa para café

12:00 Clara Rowland, “’Duas ou três coisas que sei sobre ela’: suposições na ficção de Machado” 

12:45 Pausa para almoço

15:00 Paulo Franchetti [por zoom], “Memória e Comentário” 

15:30 Alcir Pécora [por zoom], “Uma crítica mesquinha”

16:15 Encerramento

16:15 Carlos Mendes de Sousa, “Abel Barros Baptista: o nome, a escrita”

16:30 Abel Barros Baptista, “Considerações desvanecidamente epilogais”

O acesso é livre. Serão atribuídos certificados de presença.

O Propósito Cosmopolita

Abel Barros Baptista é, entre outras coisas, a figura de maior destaque entre as pessoas que na universidade portuguesa se dedicam aos Estudos Brasileiros. Neste ano de 2025, em que se aposenta, cumprem-se também 100 anos sobre a fundação da Sala do Brasil da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1925, renomeada na década de 40 como Instituto de Estudos Brasileiros. Aproveitando a coincidência, o IEB de Coimbra realizará, nos próximos dias 2 e 3 de outubro, um colóquio com o título ‘O Propósito Cosmopolita. Ler Abel Barros Baptista a ler Machado de Assis’, evento que assinalará também o centenário do contínuo Sala do Brasil-IEB.


Participam no colóquio, presencialmente ou a distância, Alcir Pécora, Amândio Reis, Carlos Mendes de Sousa, Clara Rowland, Humberto Brito, Joana Matos Frias, Marcelo Brice, Osvaldo Manuel Silvestre, Paulo Franchetti, Pedro Serra, Roberto Vecchi. Naturalmente, Abel Barros Baptista estará também presente, cabendo-lhe encerrar o colóquio.

O evento é presencial, tem lugar na sala do IEB e é de entrada livre. 

O cartaz é de Patrícia Esteves Reina.

Nabil Araújo no IEB

PHOTO-2024-11-28-14-52-41

No próximo dia 10 de dezembro, pelas 17h, na sala do Instituto de Estudos Brasileiros, Nabil Araújo (UERJ/CNPq/FAPERJ) fará uma conferência intitulada “Modos de dizer (e de ler) a escravidão: humanismo e literatura em O Rio de Janeiro como é (1824-1826), de Carl Schlichthorst”. Nabil Araújo é doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Bolsista de Pós-doutorado Sênior do CNPq junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (POSLIT/ UFF). É professor de Teoria da Literatura na graduação e na pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisador bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE-FAPERJ) e do Prociência (UERJ). É líder do grupo de pesquisa interinstitucional Retorno à Poética (CNPq) e coordenador da área de Estudos da Literatura do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ.

Continue reading

Todos São Palco e o “Godot” do Teatro Oficina

Godot

 

Tem estado a decorrer, desde meados de setembro, o festival Todos são Palco, a Mostra de Teatro Brasileiro do Teatrão, que decorre de dois em dois anos em Coimbra. Este ano, a mostra alargou-se a várias outras cidades do país, de Matosinhos, no norte, até Loulé, no Algarve.

Amanhã à noite, no Convento São Francisco, em Coimbra, o Teatro Oficina encerrará a mostra com a sua encenação de Esperando Godot, de Samuel Beckett, com encenação de José Celso Martinez Corrêa. Um espetáculo a não perder.

Alexandre Sugamosto no IEB

Gilberto Freyre-SugamostoAmanhã, dia 29 de outubro, pelas 14h, na sala do IEB, Alexandre Sugamosto fará uma palestra sobre “Gilberto Freyre: construtor de mundos”.

Alexandre Sugamosto é Bacharel em Filosofia, Mestre e Doutorando em Ciências da Religião (PUC-MG). Pesquisa os temas do profetismo português, com foco no sebastianismo e nas relações entre Religião e Literatura. É autor dos livros Cárcere, Apolo cantador de feira, publicados pela editora Sator, e organizador das coletâneas Compreender Gilberto Freyre e Religião Política e Espaço Público, com Wellington Teodoro da Silva.

A palestra é uma organização conjunta do IEB e da Secção de Filosofia do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da FLUC.

Alamir Aquino Corrêa: entrevista

alamir

Alamir Aquino Corrêa possui graduação em Letras pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1978), com graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (1982) e doutorado em Literaturas Hispânicas, na Indiana University Bloomington (1990), com uma tese sobre “A formação das literaturas nacionais lusófonas em África”. É Professor Associado de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira da Universidade Estadual de Londrina.

Nos últimos anos desenvolveu projetos sobre a elegia, em autores como Ivan Junqueira, Carlos Nejar e Claudio Willer, e sobre literatura digital e humanidades digitais, tendo realizado um pós-doutorado junto do grupo LETHI, da Universidade Complutense de Madrid. A entrevista, que se encontra disponível na coleção do IEB no YouTube, é a segunda de uma série de entrevistas a realizar por Diego Giménez para este site.