Convénio com a UNICAMP

No passado dia 19 de Abril a Universidade de Coimbra e a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas assinaram um protocolo tendo em vista a área dos Estudos Brasileiros. Ratificado, na sala do Instituto de Estudos Brasileiros, pelos reitores de ambas as instituições – pela UC, o Reitor João Gabriel Silva e, pela UNICAMP, o Reitor José Tadeu Jorge –, o protocolo abarca as disciplinas de Humanidades, Artes e Ciências Sociais, visando a mobilidade de professores e estudantes, a realização de eventos científicos e de publicações, projetos de investigação e de transferência de saberes, co-orientação e participação em júris associados a projetos de teses de mestrado, doutoramento e trabalhos de pós-doutoramento a realizar em ambos os países, bem como a co-titulação de cursos e programas.

O convénio tem como coordenadores Alcir Pécora, pela parte brasileira, e Osvaldo Manuel Silvestre, pela portuguesa. Com este convénio, a Faculdade de Letras e a Universidade de Coimbra poderão reforçar a sua massa crítica na oferta em estudos sobre o Brasil, tornando-se mais exequível o projeto de fazer do IEB uma plataforma para todas as disciplinas que, na área das Humanidades, Artes e Ciências Sociais, produzem conhecimento sobre o Brasil.

Uma reportagem do evento pode ser visitada em Notícias UC. Uma notícia sobre o convénio foi também publicada no site da UNICAMP.

Refira-se ainda que, para rematar a jornada, foi exibido, no edifício da Casa das Caldeiras,  o filme O crime da cabra, filme-escola e primeira longa metragem produzida pela UNICAMP.

Finalmente, refira-se que, de modo a assinalar a assinatura do convénio, o Reitor da UNICAMP, Professor José Tadeu Jorge, fez uma doação de parte substancial do catálogo da Editora UNICAMP – a respeitante às várias disciplinas da brasilianística – ao IEB da Universidade de Coimbra.

IMG_2063

O documento do convénio

IMG_2081.

Da esquerda para a direita, o Reitor da UNICAMP, José Tadeu Jorge, o Reitor da UC, João Gabriel Silva, e o Diretor da FLUC, José Pedro Paiva.