Abel Barros Baptista no IEB

66_MatLit_Cartaz_AbelBarrosBaptista_17Jun2016_small

Tem hoje lugar no IEB, pelas 14h 30m, a conferência de Abel Barros Baptista, “Tese de doutoramento. Dificuldades insuperáveis e outras indicações”, promovida pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura.

Abel Barros Baptista é a mais qualificada figura dos estudos brasileiros, no ativo, na universidade portuguesa. Professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, é autor de uma vasta obra ensaística, tendo em Machado de Assis o seu autor de eleição. Todos os seus livros sobre Machado, bem como sobre outras questões de literatura brasileira, estão editados no Brasil pela Editora UNICAMP. É, desde o início, professor convidado do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, tendo organizado o v.2, n. 1, da revista MATLIT, sobre o tema Livro e Materialidade. Nos últimos anos desenvolveu importantes tarefas, na área dos cursos de estudos literários, na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.