Reinaldo Benedito Nishikawa no IEB

Reinaldo Nishikawa

Reinaldo Benedito Nishikawa, professor no Instituto Federal do Paraná, em Londrina, Brasil, fará no próximo dia 22 de junho, pelas 14h30, uma conferência no IEB com o título “Os ‘brancos’ da Ásia. Considerações sobre a imigração chinesa e japonesa no Brasil (sécs. XIX e XX)”.

Mestre em História Social e Doutor em História Econômica pela USP, o Prof. Nishikawa realiza neste momento um estágio Pós Doutoral na Universidade Estadual de Londrina. Docente do Instituto Federal do Paraná, trabalha com colonização, imigração, tecnologia e educação, com ênfase em Jogos Digitais. A conferência é uma organização conjunta do Departamento de História, Arqueologia, Estudos Europeus e Artes da FLUC e do IEB.

Mariagrazia Russo no IEB

Mariagrazia Russo-cópia

Mariagrazia Russo, professora de português (língua, literaturas e culturas dos países de língua portuguesa) na Università della Tuscia di Viterbo, Itália, fará na sala do IEB, no próximo dia 6 de Abril, pelas 11 h, uma conferência sobre “Jorge Andrade e o espaço cénico em As Confrarias“. Sobre esse importante dramaturgo brasileiro, pode ler-se com vantagem esta entrada da Enciclopédia Itaú Cultural. Mais informação sobre a conferência aqui.

Anelito de Oliveira no IEB

FOTO ANELITO DE OLIVEIRA-cópia

Anelito de Oliveira, professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Estudos Literários da Unimontes (Minas Gerais), com livros publicados sobre Machado de Assis e Affonso Ávila, além de ensaios sobre Drummond e vários outros autores, estará no próximo dia 23 de março no IEB, para uma conferência sobre Ferreira Gullar, com o título “O agarrado: sobre a poética de Ferreira Gullar”. Mais informação pode ser encontrada aqui.

Conferência de Carlos Kessel no IEB

Ck2014

Carlos Kessel, atual responsável pelo Setor Cultural  e Educacional da Embaixada do Brasil em Portugal, fará, no próximo dia 14, pelas 11h, uma conferência no Instituto de Estudos Brasileiros sobre “Arquitetura e Identidade Nacional: O Estilo Neocolonial Brasileiro”. Carlos Kessel é historiador e diplomata, graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com mestrado e doutoramento em História Social pela mesma instituição. É autor de vários livros. Para mais informação, consultar a Agenda deste site.

Conferência de Fabio Durão no IEB já disponível

FabioDurao2017-cópia

Fabio Akcelrud Durão, professor no Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e autor de vasta obra ensaística no domínio da teoria literária, da teoria crítica e do modernismo anglo-americano, fez no passado dia 18 de Janeiro de 2017 uma conferência no IEB, em co-organização com o Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, com o título “O que aconteceu com a teoria?” Na conferência, Fabio Durão abordou a “condição zombie” da Teoria hoje e a produtividade possível dessa sua condição. A conferência encontra-se já disponível na coleção do IEB no YouTube.

Fabio Durão: conferência no IEB

75_MatLit_Cartaz_FabioDurao_18Jan2017_web

Fabio Akcelrud Durão (Unicamp, Brasil) fará um seminário intitulado «O que aconteceu com a teoria?», no próximo dia 18 de janeiro de 2017, pelas 14h30, no Instituto de Estudos Brasileiros (5º piso, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). Este seminário é uma coorganização do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura e do Instituto de Estudos Brasileiros.

Fabio Durão é professor Livre-Docente do Departamento de Teoria Literária da Unicamp. É licenciado em Português/Inglês pela UFRJ, e obteve o mestrado em Teoria Literária pela UNICAMP. Doutorou-se na Duke University, onde estudou com Frank Lentricchia e Fredric Jameson. Os seus interesses de pesquisa incluem a Escola de Frankfurt, o modernismo de língua inglesa e a teoria crítica brasileira. De 2014 a 2016 foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Atualmente é membro do Comitê de Assessoramento (CA) da área de Letras do CNPq.

Bob Dylan, Prémio Nobel: conferência, por Steve Wilson

72_MatLit_Cartaz_StephenWilson_17Nov2016_web (2)

Assinalando a recente atribuição do Prémio Nobel a Bob Dylan, Stephen Wilson fará uma conferência intitulada «Changing the Times, Timing the Changes: Bob Dylan, Nobel Laureate», no próximo dia 17 de novembro de 2016, pelas 11h30, no Instituto de Estudos Brasileiros. Trata-se de uma organização conjunta do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura, do Doutoramento em Estudos Americanos e do Instituto de Estudos Brasileiros. O IEB acolhe, com todo o gosto, esta conferência que trata de um tópico recorrente no debate brasileiro sobre o estatuto artístico da música popular e, em particular, o estatuto da «letra de canção».

Doutorado pelo Trinity College Dublin com uma tese sobre Ezra Pound (Writing and Reading History: A Study of Ezra Pound’s Malatesta, Jefferson and Adams Cantos) e Professor do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Stephen Wilson é especialista em teoria da literatura, estudos americanos e estudos anglo-irlandeses. Foi um dos organizadores da 25th Ezra Pound International Conference, realizada no Trinity College Dublin, em julho de 2013. Bob Dylan tem sido um dos autores estudados nos programas das suas disciplinas sobre a cultura de massas anglo-americana.

Conferência de Eduardo Sterzi no IEB já disponível

sterzi

Eduardo Sterzi, professor no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e autor de vasta obra ensaística no domínio dos estudos literários, fez no passado dia 28 de Junho de 2016 uma conferência no IEB, em co-organização com a Pós-Graduação em Literatura de Língua Portuguesa, com o título “Museus de tudo. João Cabral de Melo Neto e depois”. Na conferência, que se insere num projeto de pesquisa, Eduardo Sterzi abordou a forma como a poesia brasileira após João Cabral tematiza e interioriza a figura do museu (de tudo) e o museu como figura da crise. A conferência encontra-se já disponível na coleção do IEB no YouTube.

Está também disponível a entrevista que Eduardo Sterzi deu a Mariana Oliveira para o seu programa A Pretexto, da RUC.

Conferência de Veronica Stigger no IEB já disponível

veronica-stigger-1

Veronica Stigger, professora de História da Arte na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), coordenadora do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema, ficcionista singular e curadora de várias exposições, fez, a 28 de Junho de 2016, uma conferência no IEB, em articulação com o Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, intitulada “O útero do mundo. Clarice Lispector, a arte, a histeria”.

Nessa conferência a autora apresentou os critérios de uma exposição que, a partir de três conceitos extraídos da obra de Clarice Lispector, montou no Museu de Arte Moderna de São Paulo, com obras do acervo do museu. A exposição foi entretanto inaugurada. A conferência de Veronica Stigger está, a partir de agora, disponível na coleção do IEB no YouTube.

Está também disponível a entrevista que Mariana Oliveira fez a Veronica Stigger no programa A Pretexto, da RUC.

A Igreja e o Estado no Brasil oitocentista: conferências

Cartaz Ítalo 1-cópiaCartaz Ítalo 2-cópia

 

 

 

 

 

 

 

 

Ítalo Domingos Santirochi, professor da Universidade Federal do Maranhão, tratará as relações entre Igreja e Estado no Brasil de Oitocentos em duas conferências a realizar a 27 e 28 de Outubro na FLUC. A primeira conferência, a 27 de Outubro, pelas 16.00 h, com o título “Relações entre a Igreja Católica e o Estado no Brasil Imperial”, é organizada pelo Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes e pelo Centro de História da Sociedade e da Cultura. A segunda conferência, a 28 de Outubro, pelas 17.00 h, sobre “Política e religião no Brasil oitocentista”, é organizada pelo mesmo departamento da FLUC e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.

A Universidade no Brasil

ABEsther

No próximo dia 30 de Setembro, pelas 14 h, na sala do IEB, Angelo Brigato Esther, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, fará uma conferência intitulada «Universidade: para quem e para quê?»

Angelo Brigato Esther é pesquisador e Professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora, no Departamento de ciências administrativas, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFJF), tendo realizado pós-doutorados no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra (Portugal), e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

A conferência é uma organização do Seminário de Investigação do Curso de 3º Ciclo em História do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da FLUC, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) e do Instituto de Estudos Brasileiros.

O Professor Angelo Brigato Esther fará, no dia 29 de Setembro, uma primeira conferência na FLUC, sobre «Relações de trabalho no Brasil nos séculos XX e XXI» (9 h, sala 8).

Abel Barros Baptista no IEB

66_MatLit_Cartaz_AbelBarrosBaptista_17Jun2016_small

Tem hoje lugar no IEB, pelas 14h 30m, a conferência de Abel Barros Baptista, “Tese de doutoramento. Dificuldades insuperáveis e outras indicações”, promovida pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura.

Abel Barros Baptista é a mais qualificada figura dos estudos brasileiros, no ativo, na universidade portuguesa. Professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, é autor de uma vasta obra ensaística, tendo em Machado de Assis o seu autor de eleição. Todos os seus livros sobre Machado, bem como sobre outras questões de literatura brasileira, estão editados no Brasil pela Editora UNICAMP. É, desde o início, professor convidado do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, tendo organizado o v.2, n. 1, da revista MATLIT, sobre o tema Livro e Materialidade. Nos últimos anos desenvolveu importantes tarefas, na área dos cursos de estudos literários, na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.