Colóquio sobre cinema no IEB

2017-06-30 OMS Correspondencias - O Cinema entre o Brasil e Portugal - v2

No próximo dia 12 de julho terá lugar no IEB a primeira edição do colóquio Correspondências: O Cinema entre o Brasil e Portugal. O colóquio é organizado conjuntamente pelo Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o Curso de Cinema do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Conta com o apoio do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de Coimbra e da linha de investigação Cinema:Teoria/Prática do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. O colóquio pretende promover uma maior proximidade e intercâmbio entre professores e pesquisadores do Brasil e de Portugal, reunindo estudos sobre o cinema produzido nos dois países, observando influências, cruzamentos, especificidades, através de quatro eixos temáticos: História, Teoria, Cultura, Cineastas.

A Comissão Organizadora do colóquio é constituída por Sérgio Dias Branco (Universidade de Coimbra/IFILNOVA/CEIS20) e Flávio Kactuz (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Mais informação aqui.

Património Cultural e Museus em Portugal e no Brasil: colóquio internacional

patrimonioculturalmuseus_mini

Decorre, de hoje até ao próximo dia 26, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o colóquio internacional “Património cultural e museus em Portugal e no Brasil: democracia, desenvolvimento e conhecimento”.  O colóquio é coorganizado pelo Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras, pelo Departamento de Ciências da Terra da FCTUC, pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 (CEIS20), pela Universidade Federal da Bahia e pelo Museu da Ciência. Mais informação aqui.

Colóquio no IEB: reportagem (III)

© Tiago Santos

© Tiago Santos

© Tiago Santos

© Tiago Santos

Por fim, algumas imagens da sessão da tarde de dia 7. Ao cimo, à esquerda, Osvaldo Manuel Silvestre; à direita, Abel Barros Baptista. Em baixo, um momento de debate, à direita, e, à esquerda, alguns estudantes de pós-graduação, de entre o público. As fotos são de Tiago Santos.

Colóquio no IEB: reportagem (I)

© Tiago Santos

© Tiago Santos

© Tiago Santos

 

 

© Tiago Santos

Teve lugar no IEB, nos passados dias 6 e 7 de Outubro, o colóquio “O conceito de literatura brasileira”, primeiro colóquio realizado após a conclusão das obras de requalificação da sala e primeiro dos colóquios anuais a organizar pela Rede de Professores de Literatura Brasileira em Portugal. Reproduzimos algumas fotos do evento. Da tarde do dia 6: em cima, à esquerda, Luís Bueno; à sua direita, Clara Rowland. Em baixo, à esquerda, Alva Teixeiro; à direita, alguns dos estudantes de pós-graduação que acompanharam o colóquio. As fotos são de Tiago Santos.

Colóquio no IEB: “O conceito de literatura brasileira”

ProgramaColoqLitBras-folhaderosto

Nos próximos dias 6 e 7 de Outubro terá lugar no IEB o primeiro colóquio após as obras de restauro e requalificação da sala (iniciadas no Verão de 2015 e concluídas no mês de Setembro último), que será também o primeiro colóquio da Rede de Professores de Literatura Brasileira em Portugal. O colóquio abordará «O conceito de literatura brasileira». Publicamos acima o cartaz e programa.

A entrada é livre.

Colóquio no IEB em Outubro

Como se pode ler na página Colóquios, o primeiro colóquio da Rede de Professores Portugueses de Literatura Brasileira, que abordará «O conceito de literatura brasileira», decorrerá nos dias 6 e 7 de Outubro próximo, no IEB, em Coimbra. Além dos professores portugueses da área está prevista a presença de Roberto Vecchi (Universidade de Bolonha), Alcir Pécora (UNICAMP) e Luís Bueno (Universidade Federal do Paraná).

Tratando-se de um colóquio por convite, existem contudo 4 vagas para propostas de comunicação. A Call for Papers pode ser lida aqui. A data final para envio de propostas é 30 de Julho. As propostas, que devem respeitar os termos aqui indicados, devem ser remetidas anonimamente para o endereço eletrónico do IEB: ieb.fluc@gmail.com