Annita Costa Malufe no IEB

salamanca-inverno-2023

A Professora Annita Costa Malufe, da Universidade de Salamanca, lecionará nos próximos dias 8 e 9 de novembro, um curso breve sobre Ana Cristina Cesar na sala do Instituto de Estudos Brasileiros com o título “Ana C.: escrita em performance”. As sessões decorrerão entre as 14h e as 17h.

Eis o resumo do curso:

A poeta carioca Ana Cristina Cesar (1952-1983) dizia que a voz confessional de seus poemas era uma provocação intencional com o leitor, em seu desejo de descobrir na obra os segredos pessoais do autor. Desconstruindo a identificação romântica entre o poeta e o poema, Ana C. criou uma poesia crítica e complexa, composta por fragmentos e ironia. Lançou mão de colagens, intertextualidades, diálogos. Uma poesia antes de tudo performática, que coloca o corpo do texto em cena e em relação direta com o leitor. Essas interlocuções (com o leitor e com outros autores e textos da literatura) caracterizam uma poesia singular, que se quer ato e efeito corporal; um escrito que se quer corpo, sensível e provocador. Cabe-nos escutar essa voz singular e nos questionar acerca do tipo de performance que aí se cria: uma performance do próprio texto, em um desfazimento das camadas subjetivas ou pessoais que, não raro, colonizam a força artística restringindo-a a um affair privado e com apelo comercial.

Deixamos uma apresentação da Professora Annita Costa Malufe, também um nome conhecido da atual poesia brasileira:

Investigadora Distinguida na Universidad de Salamanca (Contrato María Zambrano), junto ao Grupo de Investigación Reconocido Estudios Portugueses y Brasileños. No Brasil, é pesquisadora do CNPq e docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. É investigadora colaboradora do ILCML (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto). Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP, é autora dos livros de ensaios: Territórios dispersos: a poética de Ana Cristina Cesar (2006) e Poéticas da imanência: Ana Cristina Cesar e Marcos Siscar (2011), ambos com financiamento FAPESP. Realizou duas pesquisas de pós-doutoramento: na USP, “Traços de Beckett na literatura contemporânea” (bolsa CNPq), supervisionada por Fabio de Souza Andrade; e na PUC-SP, sob supervisão de Peter Pál Pelbart, “Procedimentos literários em Gilles Deleuze” (bolsa FAPESP). É autora de sete livros de poemas, dentre os quais: Alguém que dorme na plateia vazia (7letras, 2021) e Como se caísse devagar (Ed. 34/ Petrobrás, 2008).

Serão atribuídos certificados de presença.